2º Encontro Sul-Americano de Xadrez Feminino e Final do Circuito Ellen Giese da Liga Brasileira de Xadrez Feminino

A Liga Brasileira de Xadrez Feminino (LBXF) e o Festival Floripa Chess Open Fort Atacadista 2024 organizam a etapa final presencial do Circuito Ellen Giese. O evento ocorre na sexta-feira, 26 de janeiro, das 9h às 12h no Lira Tênis Clube. (CONFIRA REGULAMENTO A SEGUIR) 

O evento tem como objetivos: Visibilizar o xadrez feminino brasileiro; Comemorar os 10 anos da Liga Brasileira de Xadrez Feminino; · Homenagear a enxadrista e ativista do xadrez feminino Ellen Giese; Movimentar o calendário de torneios da comunidade enxadrística feminina brasileira; e apontar a campeã do Circuito Ellen Giese!
CONFIRA REGULAMENTO: 

Regulamento Final LBXF com FCO 2024 

Ainda, na sexta-feira (26/01), o Floripa Chess Open e a Liga Brasileira de Xadrez Feminino promovem a 2º Edição do Encontro Sul-Americano de Xadrez Feminino! 

O Floripa Chess Open Fort Atacadista 2024 e a Liga Brasileira de Xadrez Feminino realizam a segunda edição do Encontro Sul-Americano de Xadrez Feminino na sexta-feira (26/01), das 16h às 18h no terraço do Hotel Faial Prime Suítes, em Florianópolis. Intitulado “Reflexões e transformações sobre estereótipos de gênero”, o encontro será uma oportunidade para reunir jogadoras, árbitras, educadoras, mães, amadoras, organizadoras e simpatizantes do xadrez feminino para debater sobre ações para ampliar a participação feminino no xadrez. O evento integra a grade de programações do 10º Festival Floripa Chess Open Fort Atacadista que ocorre de 19 a 28 de janeiro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. 

O primeiro encontro realizado em 2023 ofereceu um panorama sobre as barreiras para o desenvolvimento das mulheres no xadrez. Esta segunda edição pretende aprofundar as discussões sobre o papel do gênero, concentrando-se especialmente nas questões relacionadas aos estereótipos e em suas consequências prejudiciais para as jogadoras, como o déficit de desempenho e a redução da autoconfiança.

“É notório que o ambiente enxadrístico é predominantemente masculino e as mulheres são minoria. Por meio da construção de informações e de uma análise crítica promovida pelas discussões entre as participantes, almejamos desvelar os mecanismos que contribuem para a construção dos estereótipos de gênero. Nosso objetivo é abrir novos caminhos e criar espaços mais propícios e igualitários, a fim de fomentar a participação feminina nos diversos âmbitos desse esporte”, apontam as organizadoras.

Programação 

Boas-vindas e apresentação do Encontro 

Apresentação do Tema 2024 

Reflexões – Primeira plenária

Falas das representantes de diferentes campos – diferentes perspectivas do tema

Segunda plenária 

Encaminhamentos e Coffee Break

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdUXusSz9KrUhLRzBCZowaDOXe1dvtUqq0bVfVs6owqs5cvw/viewform

 

Informações adicionais com Liziane Vicenzi: (49) 99957-5113