GM Aryan Tari, da Noruega, vence invicto o 10º Festival Floripa Chess Open Fort Atacadista

Evento reuniu mais de 450 enxadristas de 20 países e premiou R$ 75 mil reais aos melhores colocados

ACESSE AS FOTOS DO FESTIVAL AQUI: http://drive.google.com/drive/folders/1NCeNd3T8hhh6i3P9ijRDRoQpm417kCt6

ACESSE OS CERTIFICADOS DO FESTIVAL AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/1F_C2sbhtVtXrP1CBRtd043KogN0MZPjn

Com uma rodada de antecedência e uma campanha admirável, o Grande Mestre (GM) Aryan Tari, da Noruega, jogador da elite do xadrez mundial, foi o campeão do 10º Floripa Chess Open Fort Atacadista 2024. Ao vencer nove partidas e ter apenas um empate, ele atingiu uma marca nunca antes alcançada por outro jogador na competição. O vice-campeão do evento foi o GM chileno Pablo Salinas, e o bronze ficou com o brasileiro GM Alexandr Fier. Já no feminino, a campeã foi a Mestre Internacional Feminina (WIM) Maria José Campos, da Argentina, seguida da brasileira Mestre FIDE (FM) Juliana Terao e da WIM Argentina Maria Florencia Fernandez, com o bronze. Dois atletas ainda conquistaram normas no torneio, o MF Lucas Cardoso do Valle, ao somar oito pontos no torneio, conquistou a segunda norma para subir até a categoria de Mestre Internacional (IM) e ultrapassou a barreira dos 2400 de rating ELO FIDE, sendo necessário apenas mais uma norma para atingir o novo título. O MF Kauã Marques Silva também somou oito pontos e conquistou a primeira norma de mestre internacional pelo desempenho na competição.

 

 

A cerimônia de premiação foi realizada na noite do último domingo (28/01) com a presença de autoridades como o Organizador, Árbitro Internacional, um dos criadores e diretores do evento, Kaiser Luiz Mafra, a Árbitra-chefe do evento e representante da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Sabrina de San Vicente, o Diretor da Fesporte, Lucimar Dias, o presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Marlon Rahn, o Presidente do Lira Tênis Clube, Carlos Eduardo Ferrari, o representante da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) região sul, Edison de Oliveira e o Diretor da Jaehrig, Carlos Freitas.

 

 

O Festival distribuiu ao todo R$75 mil reais, iniciou no dia 19 de janeiro e foi realizado em vários locais simultâneos, no luxuoso salão do Lira Tênis Clube, no hotel Faial Prime Suites e no Castelmar Hotel. Ao todo, participaram mais de 450 jogadores de 20 países: Brasil, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, Alemanha, Israel, Itália, Noruega, Paraguai, Peru, Portugal, Síria, Tunísia, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. Também, tiveram representantes de 24 estados do Brasil sendo, ao todo, 75 jogadores titulados pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

 

 

Neste ano, o Festival contou com dezenas de eventos simultâneos, como a terceira edição do Floripa Chess Congress, que debateu pesquisas acadêmicas direcionadas ao xadrez, simultânea do GM Aryan Tari contra 11 jogadores, torneio de xadrez escolar, torneios de xadrez blitz, rápido e em duplas. A organização promoveu um curso gratuito de arbitragem para mulheres e a segunda edição do Encontro Sul-Americano de Xadrez Feminino, que reverberou estratégias para manter as mulheres em competições de xadrez, bem como melhorar as condições de participação e de premiação.

 

 

“Celebramos 10 anos de um evento que só cresce. A presença de um jogador de elite, bem como dos melhores do Brasil, os eventos simultâneos e novidades a cada ano são a nossa marca registrada. Para 2025, esperamos promover um evento ainda maior, mantendo a qualidade deste que é o maior aberto internacional de xadrez da América Latina”, enfatiza o Diretor Kaiser.

 

ACESSE AS FOTOS DO FESTIVAL AQUI: http://drive.google.com/drive/folders/1NCeNd3T8hhh6i3P9ijRDRoQpm417kCt6

ACESSE OS CERTIFICADOS DO FESTIVAL AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/1F_C2sbhtVtXrP1CBRtd043KogN0MZPjn

 

Patrocínio e apoio

A organização enaltece os patrocinadores que contribuíram para o sucesso do Festival: Fort Atacadista, Alínea Urbanismo, Jaehrig, J’adoube Estilo de Jogo, MSI Tecnologia, Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Fundação Municipal do Esportes de Santa Catarina (Fesporte), Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Federação Internacional de Xadrez (FIDE), FIDE América, Restaurante Sabor e Mar, Chess.com, Chessable, Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Clube de Xadrez de Florianópolis, Faial Prime Suítes, Lira Tênis Clube, Hotel Farol da Ilha, Hotéis Valerim, Castelmar Hotel, Doutora Ana Cristina Torqui Duarte, Neochess Brasil, Alka Energia, Serial Impressões e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Texto: Jornalista Liziane Vicenzi – MTB/SC 6142

 

ACESSE AS FOTOS DO FESTIVAL AQUI: http://drive.google.com/drive/folders/1NCeNd3T8hhh6i3P9ijRDRoQpm417kCt6

ACESSE OS CERTIFICADOS DO FESTIVAL AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/1F_C2sbhtVtXrP1CBRtd043KogN0MZPjn

Equipe de Comunicação:

Coordenação: Árbitra Nacional Jornalista Liziane Vicenzi –  MTB/SC 6142 e Árbitro Internacional Luciano Rietter

Diretor de Arte: Marcos Molina

Diretora de Redes Sociais: Sheila Lima 

 Fotografia: Vivian Passig