2º Floripa Chess Congress reúne pesquisadores em Florianópolis

Mais de 30 pesquisadores de diversas áreas como Educação, Educação Física, Sociologia e Matemática participaram do 2º Floripa Chess Congress, evento realizado no Faial Prime Suítes na sexta-feira (20/01) e sábado (21/01). Foram apresentados trabalhos, mesas e palestras com especialistas do ensino, prática e aprofundamento teórico do xadrez como objeto de estudo.

Confira as fotos do evento aqui:

https://drive.google.com/drive/folders/1AxmcX0pWpUd5zhyM6buvauBtGh3MPbPS

Grupo de WhatsApp com informações: https://chat.whatsapp.com/FEJqTfkq3hAHDYBDD782aQ

O Congresso iniciou com palestra de abertura do professor Doutor Jaison José Bassani da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A palestra abordou o “olhar sociológico sobre o xadrez: conceitos de jogo e esporte“. Jaison apresentou variados autores e a relação com o jogo e esporte como prática corporal e social.

Na sexta-feira a tarde, o professor Jaison coordenou a mesa redonda “Questões teóricas e metodológicas para o ensino do xadrez” que contou com a presença da professora Dra. Ana Cristina Richter e da Professora e enxadrista olímpica WMI Regina Ribeiro. As autoras compartilharam suas experiências de ensino e a literatura que desenvolveram sobre a prática do xadrez.

A mestra Regina Ribeiro, junto aos organizadores Kaiser Mafra, Marcelo Pomar e Liziane Nathália Vicenzi também lançaram o 1º Encontro Sul-Americano de Xadrez Feminino que será realizado no próximo sábado (28/01) a partir das 16h30 no Lira Tênis Clube.

A última atividade do dia foi uma Roda de conversa sobre projetos de pesquisa e intervenção sobre xadrez coordenada pela doutoranda Liziane Nathália Vicenzi do Programa de Pós-graduação da UFSC. A atividade foi destinada à apresentação e debate coletivo de projetos de pesquisa e intervenção sobre xadrez em desenvolvimento ou a serem desenvolvidos. O momento também contou com troca de experiências e referências entre os participantes da atividade.

Apresentação e discussão de trabalhos:

18h30: Xadrez na Escola
Especialista Márcio Aurélio Vieira
Especialista Ana Lúcia de Souza

18h45: Profissionalização de mulheres no xadrez: trajetórias de atletas catarinenses
Doutoranda Liziane Nathalia Vicenzi
Orientador Dr. Jaison José Bassani

19h: Atletas Olímpicos Catarinenses na Rio2016: história, memória e narrativa
Doutoranda: Bruna Letícia de Borba
Orientadora: Dra. Carolina Fernandes da Silva

19h15: Capital cultural e xadrez: vivências entre o treinamento profissional e a experiência didática com alunos de escolas públicas
Especialista Matheus Nunes Dias

O sábado (21/01) foi de encerramento do Congresso com palestra do professor Dr. Kariston Pereira da Udesc. O professor abordou sobre o Raciocínio Abdutivo e a Relação entre Conhecimento e Criatividade no Jogo de Xadrez.

A organização comemorou o sucesso do evento e já planeja a maior edição de todas que ocorrerá em 2024 quando o torneio completar 10 anos de realização.