Brasileiros vencem o Floripa Chess Open 2021, maior torneio aberto de xadrez do Brasil

Protocolos de segurança, emoção e um brasileiro bicampeão. Essas palavras descrevem a sétima edição do “Festival Floripa Chess Open 2021 – Alínea Urbanismo” que ocorreu de 16 a 24 de janeiro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. O Festival distribuiu ao todo R$ 25,2 mil em prêmios e contou com torneio de xadrez clássico, competições paralelas para crianças e adolescentes, em duplas e torneios de xadrez relâmpago e rápido. O maior torneio aberto de xadrez do Brasil contou com 257 enxadristas de oito países e 22 estados do Brasil.

 

O festival iniciou no sábado (16) com a realização do Floripa School Open, um torneio com 58 crianças e adolescentes até 17 anos com premiação em medalhas e troféus. Ainda no sábado, foi realizado o Floripa Blitz Satellite, um torneio de xadrez relâmpago inspirado nas disputas de poker com premiações em inscrições para 2022. O evento contou 59 enxadristas e o campeão invicto foi o Mestre Nacional (MN) Marco Aurélio Zaror Cordeiro, de Lages, com oito pontos em nove rodadas. Foram premiados os 10 primeiros colocados.

No domingo (17), a organização promoveu o Floripa Team Open, um torneio realizado com 24 duplas e com ritmo de jogo de xadrez rápido. Após sete rodadas, a dupla campeã foi a “Mastercred Eagles” formada por Waltercler Hille e o AGM Willian Henrique Hille.  O segundo lugar foi conquistado por “Francisco-Fabio” composta por Francisco de Assis Medeiros e Fabio Alves Lins Júnior. A dupla classificada em terceiro lugar foi “Pai e Filho” com o GM Darcy Lima e Stefan Vieira Lima. A premiação foi em inscrições para o Floripa Chess Open de 2022 além de camisetas oficiais do evento.

Na segunda-feira (18) iniciou o torneio principal de xadrez clássico que contou com premiação total de R$ 21 mil reais, divididos do primeiro ao décimo lugar, além de premiações para as campeãs femininas e para os melhores nas categorias e destaques de rating. Também foram premiados os melhores jogadores do sub 6 ao sub 18, masculino e feminino com troféus e medalhas e troféu para a maior delegação no evento.

A competição ocorreu em 10 partidas realizadas até o último domingo (24). O campeão do evento foi o GM Alexandr Fier, natural de Joinville, mas que atualmente reside na Geórgia. Fier foi bicampeão invicto do Floripa Open que havia vencido em 2019 com 8,5 pontos. A campeã feminina foi a WIM Larissa Yuki Ichimura Barbosa de São Paulo que somou 6,5 pontos.

Ainda durante a semana de Festival, na quarta-feira (20) foi realizado o Floripa Super Blitz, um torneio de xadrez relâmpago em 11 rodadas. Com 117 participantes, o primeiro lugar foi conquistado pelo GM Neuris Delgado Ramirez, de Blumenau, invicto com 9,5 pontos. Neuris venceu oito partidas e empatou outras três partidas sendo bicampeão do evento. A campeã feminina foi a MN Isabella Ribeiro Conti de Freitas, também de Blumenau com seis pontos. Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME) Timbó conquistou o troféu de maior delegação com 12 atletas no torneio.

A organização atendeu todas as medidas de segurança em relação à Covid-19 com higienização do local em todos os dias do evento. Foi garantido o uso de máscaras em tempo integral por parte dos jogadores, disponibilizados toténs de álcool 70% na entrada e por todo o salão do Lira, além da medição de temperatura e tapetes sanitizantes na estrutura do clube. A circulação de jogadores durante as partidas também foi suspensa assim como a presença de público no salão de jogos.

Os organizadores internacionais do evento, Kaiser Luiz Mafra e Marcelo Nascimento Pomar agradeceram os patrocinadores que acreditaram nessa edição e contribuíram para a valorização do xadrez nacional. “Agradecemos a todos que contribuíram para o evento que é uma largada para a retomada dos torneios presenciais no Brasil. Cumprimos todas as medidas de segurança e nos sensibilizados por todas as vítimas da Covid-19 no Brasil e no mundo. Estamos felizes pelo apoio e reconhecimento que recebemos por organizarmos esse evento que contribui na carreira de todos os enxadristas a nível nacional e internacional”, destacam os organizadores.

Pomar e Mafra agradecem a empresa Alínea Urbanismo, principal patrocinadora do evento. Também destacam a parceria da Fundação Catarinense do Esporte (FESPORTE), da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), da Clínica Medical Kids, do Lira Tênis Clube, do Clube de Xadrez de Florianópolis, da Zugzwang, do Xadrez do Brasil e dos hotéis Faial, Farol da Ilha e Castelmar.

Um dos destaques dessa edição foi a coordenação da Árbitra principal e Chefe de Arbitragem do evento, Elana Silva de Souza, que é Árbitra Internacional. Outros 13 árbitros também participaram do evento.


Confira classificação completa do 7º Floripa Chess Open Alínea Urbanismo:
https://bit.ly/36eQwKh

 

Confira classificação geral do Floripa School Open:

Floripa School Open 2021 – Sub 08 e Sub 11 Masculino e Feminino: https://bit.ly/3aaU6WQ

Floripa School Open 2021 – Sub 14 e Sub 17 Masculino e Feminino: https://bit.ly/2YjKR0Y

Confira classificação geral do Floripa Blitz Satellite: https://bit.ly/3po84Lo

Confira classificação geral do Floripa Team Open: https://bit.ly/39kGKYY

Confira classificação geral do Floripa Super Blitz: https://bit.ly/3iP9oEy

 

Mais fotos: